Vereadores requerem a convocação de audiência pública com CEMIG e COPASA

por Lucas Vasconcelos publicado 25/05/2022 20h45, última modificação 31/10/2022 13h57
O Plenário da Câmara Municipal aprovou hoje o Requerimento n. 05/2022, de autoria do Vereador José Maria, que solicita a convocação de audiência pública para tratar sobre a precariedade nos sistemas de abastecimento de água e energia elétrica no município.

Durante a 8.ª Sessão Ordinária do ano, foi aprovado o Requerimento n. 5, de 2022, de autoria do Vereador José Maria Lalau, que requer a convocação de audiência pública pelo Poder Executivo Municipal para tratar sobre a precariedade nos sistemas de abastecimento de água e energia elétrica no município de São José do Goiabal, em face das concessionárias CEMIG (energia elétrica) e COPASA-MG (água).

O autor do Requerimento, Presidente José Maria, salientou as inúmeras tentativas de solucionar os problemas existentes com as empresas concessionárias de energia e água operantes no município. Os problemas suportados pelos munícipes com a COPASA foram novamente salientados pelo Vereador Tico, que pontuou sobre a péssima qualidade da água na cidade, que muitas vezes se encontra imprópria para o consumo.

O Plenário ainda discutiu e aprovou em segundo turno o Projeto de Lei Ordinária do Executivo n. 10/2022, que autoriza crédito adicional no orçamento para a aquisição de veículos para atender o Setor de Obras e a Secretaria de Agricultura. Ainda foi votado, em primeiro turno, o Projeto de Lei n. 9, sobre as Diretrizes para o Orçamento 2023, a ser elaborado no segundo semestre. O PL havia sido retirado da pauta da última Sessão Ordinária, por não terem sido apresentados os anexos contábeis.

Após aprovação, o Requerimento n. 5/2022 segue para o Executivo, que discutirá as possibilidades para a realização da audiência. Também segue para o Executivo após autógrafo do Presidente da Câmara o PLOE n. 10/2022.

Já o PLOE n. 9/2022, que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) segue no Legislativo e será votado em segundo turno no próximo encontro do Plenário, em 8 de junho de 2022.

Confira o inteiro teor dos projetos pelo Serviço de Apoio ao Poder Legislativo (SAPL):

PLOE 09/2022

PLOE 10 2022

REQ 05/2022

Vander Albeny de Moraes
Vander Albeny de Moraes disse:
25/05/2022 21h03
Parabéns a todos. Luz e água são de fundamental importância para a população. Esse problema é antigo em Goiabal.
Vander Moraes
Vander Moraes disse:
25/05/2022 21h06
Outra coisa. Precisamos finalizar a lei sobre fogos de artifício com barulho. A polícia não pode atuar diretamente com quem está soltando fogos. É lei municipal e não estadual.
Deve chamar o sargento pra discutir e concretizar isso.
Ficaremos muito gratos mais uma vez.