Câmara implanta novo sistema de Ouvidoria em parceria com a Controladoria Geral da União

por Lucas Vasconcelos publicado 13/03/2023 00h19, última modificação 13/03/2023 00h19

A Câmara lançou, nesta semana, mais uma ação de investimentos em Transparência na Gestão Pública. Após ter criado a função de Ouvidoria no final de 2022, a Câmara já inicia 2023 com mais uma novidade importante no trabalho de transparência, respeito ao cidadão e na busca pela melhoria dos serviços públicos prestados: a implantação do sistema Fala.BR, também conhecido como e-Ouv, em parceria com a Controladoria Geral da União. Importante destacar que o sistema é gratuito e permite integração com outros sistemas. O sistema pode ser acessado na página inicial da Câmara.

O Presidente da Câmara, Vereador Renatinho (PSB), ressalta a Transparência como um dos pilares da Democracia e do Desenvolvimento de uma cidade. “Só se constrói uma cidade que respeita os seus cidadãos se o poder público sair do simples discurso e partir para ações práticas e sólidas que, de um lado, valorizem os recursos públicos a serem convertidos em entrega de serviços de qualidade e, do outro, permita aos cidadãos acompanhar, passo a passo, o que vem sendo realizado, com participação ativa para sugestões, críticas e dúvidas", afirmou o Presidente, que lembra ainda que a Ouvidoria criada na Câmara tem as funções exercidas pelo ocupante do cargo de Assessor Jurídico.

O sistema Fala.BR, ou e-Ouv, permite receber, analisar e responder manifestações dos usuários de serviços públicos, como denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios. Permite ainda o encaminhamento das manifestações, controle de prazo, elaboração de relatórios, trocas de informações entre ouvidorias de outras cidades, entre outras funcionalidades, tudo num ambiente web, com facilidade para utilização. A Câmara já disponibiliza, também, o e-SIC, que é o canal adequado para fornecer, ao cidadão, informação geral e pública de dados e documentos conforme estabelece a Lei de Acesso à Informação.

Outro ganho importante da Câmara de São José do Goiabal ao implantar o sistema é a participação no Programa de Fortalecimento das Ouvidorias. O programa fornece cursos e materiais técnicos com o objetivo de capacitar e aprimorar o trabalho da Ouvidoria.