Prefeituras da região assinam termo de adesão para implantação do SAMU (Portal Caparaó)

por Lucas Vasconcelos publicado 09/06/2022 07h11, última modificação 09/06/2022 07h11

MANHUAÇU (MG) - A implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192 na macrorregião de saúde Leste do Sul, que contempla as microrregiões de Ponte Nova, Viçosa e Manhuaçu, está em vias de se concretizar. As cerimônias de assinatura do Termo de Adesão e do Contrato de Rateio ocorreram nos dias 30 e 31 de maio, em Ponte Nova e Manhuaçu, respectivamente, reunindo prefeitos, gestores municipais de saúde, autoridades regionais e equipe do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste), de Juiz de Fora, responsável pelo serviço e pela coordenação da Central de Regulação Única. Para tanto, o Governo do Estado realizou um incremento de cerca de R$ 14 milhões ao contrato de custeio do SAMU Sudeste para integração do SAMU Leste do Sul, devidamente repassado em janeiro deste ano. A contrapartida dos municípios será de R$ 0,38 per capita/mês.

Após aprovação das leis de adesão e crédito junto às câmaras de vereadores, adequação das bases, realização de processos seletivos, contratação de profissionais e treinamentos introdutórios, as assinaturas dos termos são a penúltima etapa para execução efetiva do serviço. A grande maioria dos 53 municípios da macrorregião aderiu ao processo, que contará com quatro Unidades de Suporte Avançado (USA’s), distribuídas nos polos das microrregiões, sendo uma em Ponte Nova, uma em Viçosa e duas em Manhuaçu, além de 19 Unidades de Suporte Básico (USB’s), distribuídas nos seguintes municípios: Alvinópolis, Jequeri, Ponte nova, Raul Soares, Rio Casca, São José do Goiabal, Araponga, Teixeiras, Viçosa, Abre Campo, Ipanema, Lajinha, Manhuaçu (2), Manhumirim, Matipó, Mutum, Santana do Manhuaçu e São João do Manhuaçu.

Assinaturas

Em Ponte Nova, o evento aconteceu no auditório do Sindicato Rural de Ponte Nova e reuniu os representantes das microrregiões de Ponte Nova e Viçosa. Já em Manhuaçu, o evento ocorreu no auditório do Sicoob e contou com a presença de representantes da microrregião de Manhuaçu.

O presidente do Cisdeste e prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho, enfatizou que o Governo do Estado, priorizando a implantação do SAMU na macrorregião Leste do Sul, articulou o processo por meio do consórcio. “Após a decisão, iniciamos os trâmites, nos reunimos com os prefeitos, buscamos recursos para aquisição de ambulâncias e contratação de pessoal, realizamos a seleção pública dos servidores, articulamos a construção e adequação das bases e chegamos ao momento de assinatura da adesão e dos contratos de rateio”, enumerou. Segundo ele, a expectativa é de que o SAMU já esteja em operação até o próximo mês.

De acordo com a dirigente da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova, Josy Duarte Faria Fialho, o SAMU significa muito mais que um serviço em operação e ambulâncias circulando. “Ele representa atendimento humanizado, uma assistência vocacionada e um direcionamento às portas referenciadas da rede de urgência e emergência. Ele é sinônimo de socorro em tempo hábil que, em resumo, são vidas salvas”, ressaltou. Para ela, a implantação do serviço é um sonho conjunto de toda uma região de saúde. “Nossa rede se faz mais fortalecida e é com muita alegria que podemos dizer que o SAMU, em breve, será uma realidade para nós”, disse.

O superintendente da SRS Manhuaçu, Juliano Estanislau Lacerda, explicou que o componente móvel (SAMU) integra uma rede ampla de atendimento à saúde. “Estamos trabalhando a Rede de Urgência e Emergência, contemplando, além do SAMU, os demais componentes (Hospitalar, Atenção Primária, Vigilâncias e outros) para melhorar a assistência no território. Enfrentamos muitos desafios nos últimos anos, como a crise das enchentes e, na sequência, a pandemia de covid-19, mas não paramos e conseguimos avançar. A implantação do SAMU vem sendo trabalhada em paralelo a outros avanços promovidos pelo Governo Estadual”, destacou. O superintendente frisou, ainda, o trabalho junto às portas de entrada hospitalares. “Estamos vocacionando as instituições para prestar atendimento oportuno e integral para todas as linhas de cuidado”, finalizou.

Por Antonio Rodrigues e Tarsis Murad